Ofensiva diplomática portuguesa nos EEUU

223
Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com Donald Trump no dia 27. RTVE
Marcelo Rebelo de Sousa vai encontrar-se com Donald Trump no dia 27. RTVE

O mês de junho é o mês de Portugal. O dia oficial foi o dia 10, que assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Nos cinco continentes, onde haja portugueses, há festa e um sentimento de patriotismo que se adquire de forma inconsciente, mas que é real e permanente.

Jorge Passarinho
Jorge Passarinho

Entre tantos festejos avulsos, há as cerimónias oficiais que contam com as principais figuras do Estado e sempre chefiadas pelo Presidente da República. Este ano, essas comemorações começaram nos Açores e terminaram nos Estados Unidos.

Presidente da República e Primeiro Ministro avançaram para Boston onde foram esperados por muitos milhares de portugueses. O Primeiro Ministro permanece em solo americano durante sete dias e o Presidente da República vai encontrar-se com Donald Trump no dia 27, culminando assim uma ofensiva diplomática de grande alcance.

Na América, este mês de Portugal é celebrado em 60 cidades de 12 Estados e estão previstos 135 eventos e muitos protocolos nas áreas da Inovação, Ciência e Tecnologias, Ensino Superior, Economia e Defesa Nacional.


Na América, este mês de Portugal é celebrado em 60 cidades de 12 Estados e estão previstos 135 eventos.


Portugal está a apresentar-se como um País moderno e renovado, aberto ao mundo num ambiente amigável. Os negócios e a qualificação dos jovens são oportunidades que estão na agenda política.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia, Portugal quer ser a primeira porta americana no espaço europeu e, para já, estão a ser dados todos os passos diplomáticos para essa realidade. Tudo foi pensado e preparado com a devida antecedência.

A Web Summit vai realizar-se pela terceira vez consecutiva em Lisboa. RTVE
A Web Summit vai realizar-se pela terceira vez consecutiva em Lisboa. RTVE

Muitas empresas americanas espreitam Portugal, impulsionadas pelo clima de estabilidade política e pela modernização acelerada. A Web Summit é a maior cimeira mundial da Inovação e das Novas Tecnologias e, este ano, vai realizar-se pela terceira vez consecutiva em Lisboa. Tem sido um sucesso onde se encontram os melhores do mundo e os frutos estão à vista e a dar os primeiros resultados.

(Jorge Passarinho é jornalista).

MÁS SOBRE EL AUTOR

Jorge Passarinho, uno de los mejores periodistas portugueses, nuevo colaborador de PROPRONews

OTROS ARTÍCULOS DEL AUTOR EN PROPRONews

Portugal moderno começou há 20 anos