Mais um português num alto cargo mundial

O português António Vitorino foi, recentemente, nomeado Presidente da OIM, a Organização Internacional para as Migrações, para o mandato dos próximos 5 anos. A eleição decorreu em Genebra, perante 171 países membros da OIM. Foram necessárias 4 rondas de votação para se chegar à nomeação de António Vitorino que acabou por ser aclamado por mais de dois terços dos votos.

231
António Vitorino, novo Presidente da OIM. ONU
António Vitorino, novo Presidente da OIM. ONU
Jorge Passarinho
Jorge Passarinho

Contra António Vitorino concorreram a vice-diretora da OIM Laura Thompson, da Costa Rica, e o norte americano, Ken Isaacs. Apesar do forte apoio da Casa Branca a Ken Isaacs, a política externa portuguesa impôs-se, mais uma vez, dando continuidade a um crescente protagonismo dos políticos portugueses, tal como assistimos nos últimos tempos.

António Vitorino foi ministro do atual secretário-geral da ONU, António Guterres e, também foi Comissário Europeu. Espera-se agora um trabalho difícil para António Vitorino, no momento em que assistimos a muitas tensões nas políticas migratórias. O caso recente de crise no Governo alemão é exemplo disso.


Apesar do forte apoio da Casa Branca a Ken Isaacs, a política externa portuguesa impôs-se, mais uma vez.


O atual momento não é fácil, tanto mais que se desconhece qual a posição dos Estados Unidos no apoio à OIM, depois da derrota do seu representante nesta nomeação. Esta é a segunda vez, nos últimos 50 anos, que a OIM não é dirigida por um cidadão norte-americano.

António Guterres, Secretário-geral da ONU. RTVE
António Guterres, Secretário-geral da ONU. RTVE

A OIM é uma agência das Nações Unidas e tem como principal missão compreender por antecipação a problemática da Migração, auxiliar em todos os desafios operacionais, incentivar o desenvolvimento social e económico e defender a dignidade humana e o bem-estar dos migrantes.

(Jorge Passarinho é jornalista).

MAIS SOBRE O AUTOR

Jorge Passarinho, uno de los mejores periodistas portugueses, nuevo colaborador de PROPRONews

OUTROS ARTIGOS DO AUTOR EM PROPRONEWS

Portugal eleito o melhor destino europeu

Ofensiva diplomática portuguesa nos EEUU

Portugal moderno começou há 20 anos